terça-feira, 18 de setembro de 2012

Voluntários de 3 organizações juntos na 27º Dia Internacional de Limpeza Costeira


Foto: Instituto EcoFaxina

Por Flávia Meira

No último domingo, 16/09, mais uma etapa da coleta de lixo de praias, promovida pelo Instituto EcoFaxina, foi realizada na Serra do Guararu, região conhecida como “Rabo do Dragão”. A instituição teve o apoio de representantes e voluntários do Greenpeace São Paulo e da Fundação SOS Mata Atlântica. A ação marcou a 27º Dia Internacional de Limpeza Costeira e mobilizou mais de 50 voluntários que coletaram cerca de 190 kg de resíduos sólidos, sendo mais de 85% do material composto por plástico.

Em trilhas, os voluntários passaram pelas praias: Branca, Preta e Camburizinho coletando o lixo. No final da ação voluntária, os resíduos coletados foram qualificados e quantificados. “Agora os dados serão encaminhados para a Ocean Concervancy, organização americana que gera um relatório global”, informa William Schepis, diretor presidente do Instituto EcoFaxina. Depois o relatório é enviado para o PNUMA -Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Serra do Guararu
Rica em biodiversidade é considerada o último trecho remanescente de Mata Atlântica intacto em Guarujá. As encostas servem de abrigo para felinos, como a onça parda e a jaguatirica. A vegetação, rica em palmito juçara, funciona como ninhal para tucanos, pica-paus e gaviões de várias espécies.

Curiosidade: Pellets
Além de lixo, na areia das praias também foram encontradas uma grande quantidade de pellets. Mas o que é isso? Pellet é a matéria-prima do plástico, altamente poluente. Transportado sem muito cuidado, geralmente em contender, o pellet acaba caindo no mar, o que é um perigo! Várias espécies de peixes se enganam com o componente, pensando que são covas de crustáceos, e acabam ingerindo. A contaminação não pára por aí! Nós, totalmente inocentes, pescamos esses peixes e nos alimentamos. Sem imaginar em todo esse processo.

O Pellet não é exclusivo da região, ele está presente em praias de todo o mundo. Caso você queira conferir de perto, é só ir a alguma praia, coletar um punhado de areia na palma da mão e passar o dedo para sentir algumas pedrinhas, geralmente transparente ou bege. 

Nenhum comentário: